Cerâmica & Joalharia Contemporânea.

Cerâmica & Joalharia Contemporânea.


Margarida Gil artista plástica e ceramista utiliza uma linguagem própria de carácter experimental e contemporâneo criando uma ponte entre o seu trabalho e os seus pensamentos, experiencias e sentimentos, bons, maus e assim-assim, momentos simples, momentos complexos que a preenchem e absorvem. Fascinada pelas histórias do imaginário infantil e tradicional assim como pela realidade que a circunda, cria através da cerâmica um mundo utópico..., misterioso e ambíguo repleto de criaturas que não se calam, que não descansam, que se multiplicam, criaturas que se metamorfoseiam em diálogos contínuos.
O seu trabalho caracteriza-se pela figuração animalista, antropomórfica, pelo erotismo e conceptualismo tendo a particularidade de explorar a fusão entre materiais diferentes e antagónicos realçando as suas características plásticas e estéticas. A reciclagem de brinquedos permite a cada peça a capacidade de se manifestar despertando em cada observador uma memória emocional particular.
É deste conceito  que surge “Alfinetes do peito”, transcendendo o paradigma tradicional de uma temática contígua a todos nós, Margarida Gil  ousa falar dela através dos seus olhos e das suas mãos criando uma linha de "Alfinetes do Peito" carregada de humor, cor e memórias que nos remetem automaticamente a uma herança cultural viva em cada objeto.

O projeto Alfinetes do peito baseia-se na criação de acessórios contemporâneos especificamente pregadeiras. Todas as peças são feitas por mim, de forma artesanal, utilizando diversos materiais e técnicas, tendo como base a lastra cerâmica.
Esta aventura começa com ideia de fazer peças apenas para uso pessoal. Mais tarde, surgiu a oportunidade de venda ao público através da galeria Artefacto em Lisboa e é desta forma que surge Alfinetes do peito.



O blogue foi criado com o objetivo de servir como catálogo online, que permitisse ao público e aos fãs de Alfinetes do Peito conhecer toda a coleção, incluindo as peças de Autor transformando-se numa fabulosa plataforma de divulgação.
Contudo a melhor divulgação é sem dúvida feita pelos clientes, fãs e pelos amigos que passam a palavra e que usam as peças.
Com o passar do tempo o blogue foi crescendo e metamorfoseando-se transformando-se num diário gráfico, onde registo e partilho alguns projetos, ideias, e inevitavelmente um pouco da minha vida.




A lastra cerâmica é uma técnica utilizada na cerâmica desde sempre e consequentemente usada no artesanato tradicional português — na escultura, nos acessórios, em produtos utilitários, decorativos e etc.



È através desta herança cultural e destras tradições que transcendem o tempo que me inspiro tornando todo o processo criativo mais interessante traduzindo-o numa linguagem própria e particular para um contexto contemporâneo.





Sem comentários:

Enviar um comentário